21 de ago. de 2013

O que fazer quando seus amigos o desapontam

        foto via: Kittiwut Chuamrassamee

Amigos fazem promessas. Amigos também quebram promessas. Se eles contam um dos seus segredos ou falham em fazer o que prometeram, pode realmente ser algo ruim, não é mesmo? E com isso, muitas vezes, ficamos chateados ou desapontados com eles.

Essa introdução, nos leva ao texto de hoje. Vamos aprender como sobreviver quando nossos amigos nos entristecem. Em seus últimos dias na terra, Jesus lidou com o fato de os seus amigos haverem falhado. 

Ao lermos Mateus 26, vemos que Jesus passou o seu último dia, antes de ser crucificado, com os seus amigos. Eles até tiveram uma última ceia juntos. Quando Jesus afirmou que todos aqueles doze discípulos logo o abandonariam, todos prometeram permanecer fiéis para sempre. Pedro pareceu especialmente leal. Jesus então pediu-lhes que permanecessem acordados com Ele, enquanto Ele orava no jardim do Getsêmani. Mas três vezes Ele voltou e os achou dormindo. Ele foi preso logo depois disto, e nós sabemos, pelo restante dos Evangelhos, que os discípulos fugiram, e Pedro até negou conhecer Jesus. 

34,35 Mas Jesus lhe disse: Eu afirmo a você que isto é verdade: nesta mesma noite, antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece. Pedro respondeu: Eu nunca vou dizer que não o conheço, mesmo que eu tenha de morrer com o senhor. E todos os outros discípulos disseram a mesma coisa.

 Logo depois, Pedro negou a Jesus. Podemos aprender com Jesus, como ele lidou com essa situação, e seguir os mesmos passos.

1º passo: Lembre que os amigos são humanos
Os discípulos estavam cansados, por isso pegaram no sono. Eles estavam com medo das autoridades, então mentiram para salvar a própria vida. Jesus estava desapontado - mas não chocado - por suas reações. Não tome as coisas pessoalmente quando seus amigos mostrarem-se fracos e cometerem erros; eles são pessoas.

2º passo: Fale a respeito com um amigo
Quando Jesus achou os discípulos dormindo, deixou-os saber como se sentira. Conte ao seu amigo, ou amiga, como você se sente quando ele ou ela magoa você. Encontre outro amigo para pedir conselho. Não fique guardando tudo dentro de você.

3º passo: Considere Deus o seu melhor amigo
Enquanto os discípulos dormiam, Jesus orava séria e honestamente. Ele sabia que o seu Pai Celeste era o único de quem Ele podia depender completamente. Aprecie seus amigos, mas lembre-se que Deus é o único que nunca desapontará você. 

Mesmo quando os seus amigos te entristecerem e tudo pareça estar perdido, lembre-se que Deus estará sempre disposto a te ouvir e te ajudar. Não guarde mágoas, nem rancor de ninguém. Procure conversar com alguém de confiança. A conversa é o melhor remédio para se livrar da mágoa, que possa vir em algum momento da nossa vida.
Texto retirado da Bíblia do Adolescente Aplicação Pessoal. 

ACOMPANHE AS REDES SOCIAIS DO BLOG EU SOU SAL E LUZ

4 comentários:

  1. Parabéns pelo post, simplesmente lindo e motivador.
    bjs
    mimosakawaii.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. mim ficou muito bom realmente DEUS nos chama de amigos ele nunca nos deixa so.bjs

    ResponderExcluir